Curso de Monitores Ambientais

Curso de Monitores Ambientais

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 19/05/2017

Durante quase dois meses, mais de 80 pessoas participaram do curso de Monitores Ambientais. Os alunos tiveram 100 horas de aulas teóricas no Sesc Bertioga e puderam aprender sobre conceitos básicos de turismo, princípios do ecoturismo, a importância da função, primeiros socorros, etc.
Além dessa grade horária, o pessoal tem até dois anos para completar mais 120 horas práticas. Essa carga é obtida com atividades feitas na Cidade e pontuadas de acordo com cada situação.
A certificação vai dar aos monitores a chance de explorar os pontos turísticos de Bertioga com mais base e conhecimento.

Dogello Mattos Júnior é operador de turismo há 20 anos. Trabalha com locação de caiaques e stand-up no Rio Itaguaré. Depois do curso, espera poder levar grupos para conhecer as trilhas e cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Mar. “Tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos e aprender mais sobre Bertioga”, completou.
Para Francisco Perez, que é guia turístico, a capacitação ensinou muita coisa nova, apesar dele atuar há muito tempo neste setor. “Aprendi ainda mais sobre os tipos de mata que temos na Cidade, sobre as áreas verdes, gostei bastante”.

Bertioga tem cerca de 90 por cento de área de preservação ambiental, a Aldeia Rio Silveira é uma delas. O índio Wrykanã Souza Lopes é uma das pessoas que recebem os visitantes na reserva indígena e agora com o curso, espera que mais gente ainda visite o local. “Espero poder mostrar o que tem de melhor na nossa cultura”.
O objetivo do curso também é ampliar as oportunidades de emprego e é isso que busca a bíologa Roberta Keyla Kojima. “Agora quero atuar como monitora ambiental e poder levar as pessoas para conhecerem as belezas da Cidade”, definiu. Essa foi uma ação conjunta da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, com parceria do Parque Estadual da Restinga de Bertioga e do Sesc.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo