Primeira parcela do IPTU é prorrogada

Até 16 de fevereiro de 2018

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 31/01/2018

Primeira parcela do IPTU é prorrogada até 16 de fevereiro

Mas para ter desconto de 3% na cota única, contribuinte deve ficar atento e efetuar pagamento até 31 de janeiro na rede bancária.

A data de pagamento da primeira parcela e cota única do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) 2018 foi prorrogada até 16 de fevereiro. Mas, para ter o desconto de 3% no pagamento da prestação única, o contribuinte deve ficar atento para o prazo limite de 31 de janeiro. Para garantir que os moradores possam aproveitar o desconto, a Prefeitura ampliou este ano a rede bancária e eletrônica disponível para a liquidação da tarifa.

A distribuição dos carnês está sendo realizada pelos Correios, ainda assim, o Município disponibilizou também vários estabelecimentos credenciados para o pagamento, sendo que a segunda via desses carnês pode ser obtida online, no site da prefeitura.

Este ano, a distribuição começou na segunda quinzena de janeiro, por causa da grande demanda nas gráficas, já que outras cidades também estão confeccionando seus carnês de IPTU. Por isso, a Prefeitura postergou o pagamento para não prejudicar os contribuintes.

O IPTU teve reajuste de 2,7%, com base na variação da inflação e reajuste da Unidade Fiscal de Bertioga. Inicialmente, a previsão era que os mais de 51 mil carnês fossem distribuídos na segunda quinzena de janeiro pelos Correios, com primeiro vencimento em 26 de janeiro, tanto para cota única com desconto, quanto para opção parcelada para quitação.

Agora, tanto a cota única como o primeiro pagamento da quitação em 12 parcelas podem ser pagas até 16 de fevereiro, sem juros. O desconto de 3%, no entanto, só é válido se pago até 31 de janeiro. O vencimento das demais parcelas seguem normalmente, todo dia 20 dos meses subsequentes.

A data limite para desconto de 3% é fixada por conta da legislação municipal, que não permite alteração neste prazo. Os contribuintes podem aproveitar os canais de pagamento das cinco instituições da rede bancária cadastradas: Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Rede bancária ampliada e economia ao Município
Uma das novidades deste ano é que o carnê pode ser pago em cinco bancos, correspondentes bancários, serviços eletrônicos como internet banking e aplicativos. A ampliação da rede bancária visa garantir diversos meios de pagamento ao contribuinte. A Prefeitura conseguiu negociar o valor das tarifas com as instituições bancárias, o que levou a uma economia de R$ 250 mil. A Administração ainda estuda, para este ano, incluir como meio de pagamento o débito automático em conta.

Onde conseguir o carnê?
Além do carnê impresso que será entregue, os contribuintes têm outras opções para obter os boletos.

Espaço Cidadão Boracéia: Para atender à população da Região Norte, de 29 de janeiro a 03 de fevereiro, o local terá equipe para imprimir os carnês, das 10 às 16 horas.

Site: O boleto também pode ser obtido pelo site da Prefeitura, desde que o contribuinte esteja cadastrado com o próprio CPF, no endereço eletrônico www.bertioga.sp.gov.br.

Paço Municipal: O documento pode ser solicitado pessoalmente, na Sala do Contribuinte, Paço Municipal, localizado à Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro. O atendimento é de segunda a sexta, das 9 às 16 horas e aos sábados, das 9 às 14 horas. Informações pelos telefones: (13) 3319-8008 / 8029.

Cadastro
A equipe do Atendimento ao Contribuinte avisa que é importante atualizar o cadastro na Prefeitura. No caso de mudança de proprietário, é preciso apresentar a matrícula do imóvel, documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e a folha com dados cadastrais do imóvel que integra o carnê. Já para alteração no compromissário comprador, é fundamental apresentar todos os instrumentos de compra e venda, além dos documentos pessoais e a folha de dados cadastrais do imóvel do carnê. Sempre é necessário levar originais e cópias.

Onde pagar?
Correntistas Caixa: Guichê dentro da agência do Paço Municipal, caixas eletrônicos e internet banking.
Correntistas Bradesco: Caixas eletrônicos, internet banking e correspondentes Bradesco Expresso.
Correntistas Itaú: Caixas eletrônicos e internet banking.
Correntistas Banco do Brasil: Caixas eletrônicos e internet banking.
Correntistas Santander: Caixas eletrônicos e internet banking.
Não correntistas: Correios; Casas Lotéricas e Caixa Aqui (nestas redes, o valor máximo para pagamento é de R$ 2.000,00); guichê dentro da agência do Paço Municipal; correspondentes Bradesco Expresso e Banco Triangulo (Mercado Vista Linda).

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo