Forte São João: horário de atendimento

Portas abertas para receber visitantes

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 07/12/2018

Forte São João amplia horário de atendimento para visitantes

O maior cartão postal de Bertioga está de portas abertas para receber seus visitantes durante o mês de dezembro. O horário de funcionamento em dezembro é de quarta a sexta e domingo, das 9 às 21 horas, e aos sábados com mais tempo, das 9 às 22 horas.

A Cidade pode se orgulhar por possuir a fortaleza militar mais antiga do Brasil. No local, respira-se história. Inicialmente chamado de Forte São Tiago, a primeira construção era de paliçada e data de 1532. Já em alvenaria, a construção é de 1547. Passou a ser chamado de Forte de São João a partir de 1765, por conta de uma pequena capela, próxima ao Forte, construída em homenagem a São João, hoje padroeiro da Cidade.

A estrutura tem formato de polígono retangular com guaritas nas pontas e um terraço, que hoje funciona como mirante para visitantes. No interior, reúne artefatos que remontam a história do Brasil, como canhões, armaduras de guerra, fotos, quadros e esculturas.

O forte teve papel importante durante às guerras dos indígenas que viviam entre Bertioga e Ubatuba (Tupiniquins, aliados dos portugueses e os Tupinambás, influenciados historicamente pelos franceses) e foi palco de acontecimentos importantes para a História do Brasil. Em 1563, os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta se hospedaram por cinco dias, antes de irem para Ubatuba apaziguar os índios revoltados na Confederação dos Tamoios. Foi também de Bertioga que Estácio de Sá e sua esquadra partiram, em 1565, para dar combate aos franceses e fundar a cidade do Rio de Janeiro.

ATRAÇÕES
Dentro do prédio estão expostos armaduras e objetos que pertenceram aos colonizadores portugueses, da época do Descobrimento. É possível conhecer um pouco mais da história de personagens importantes como os padres jesuítas Anchieta e Manoel da Nóbrega. Há também mapas de rotas portuguesas, pinturas e estátuas de tribos indígenas do litoral norte de São Paulo.

PATRIMÔNIO DA UNESCO

O Forte é tombado como patrimônio nacional e está na Lista Indicativa de monumentos que concorrem ao título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, junto com outras 18 fortificações brasileiras indicadas.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo