Servidores recebem treinamento

cumprir metas de governo

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 25/03/2019

Servidores recebem treinamento para cumprir metas de governo e usar melhor recursos

Servidores municipais participaram essa semana do curso “Eficiência no Planejamento e Controle da Administração Pública”, ministrado pelo especialista em finanças públicas Mauricio Queiroz de Castro. O evento foi realizado pela Prefeitura, nas dependências do Instituto de Previdência do Município de Bertioga (BERTPREV). O objetivo é que os servidores cumpram leis, melhorando a gestão e fazendo mais com menos recursos públicos.

O curso abordou também as exigências legais, a importância do processo de planejamento e execução de legislações como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

O curso foi uma iniciativa dos servidores Rita de Cassia Santos e Victor Mendes Neto, da Coordenadoria de Gestão e Avaliação Orçamentária do Município.  A coordenadoria tem como uma das diretrizes o investimento contínuo em cursos e capacitação para os servidores. O curso mostrou ferramentas para alcançar resultados almejados pela Administração, abordando ainda a atuação do controle externo exercido pelo Poder Legislativo com o apoio institucional dos tribunais de contas.

O evento contou com a presença dos servidores que compõem o Comitê de Acompanhamento de Execução Orçamentária da Administração Direta e Indireta, além de diretores, representantes do BERTPREV e do secretário de Administração e Finanças do Município, Roberto Cassiano.

“O PPA, a LOA e a LDO são instrumentos que existem para definir as metas do governo, formular diretrizes e planejar as ações para atingir os objetivos da gestão em prol da população. Daí surge a importância da administração pública em investir na capacitação dos profissionais envolvidos neste processo”, diz o servidor Samuel Leão Paes.

“Achei muito interessante, tirou várias dúvidas que eu tinha em relação a parte orçamentária. Desejo que possamos ter mais cursos como este futuramente”, opina o servidor Cássio Colombrini Abdala.

PALESTRANTE

Mauricio Queiroz de Castro tem 35 anos de experiência e atuação na área de finanças públicas, exercendo cargos de destaque por 18 anos na execução orçamentária e nos controles financeiros e patrimoniais em órgãos públicos como a Cia. Brasileira de Trens Urbanos e Prefeitura do Município de São Paulo.

Por 17 anos, participou da fiscalização das contas públicas, tendo ocupado o cargo de diretor de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, atuando na coordenação e idealização do projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (AUDESP), membro do Grupo Técnico de Elaboração de Relatórios da Secretaria do Tesouro Nacional e de grupos de estudos voltados à divulgação, implantação e controles voltados ao cumprimento da Lei de Responsabilidade em âmbito nacional.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo