Prefeitura realiza mais de 1.300 testes

detecção de Hepatites na população

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 08/08/2019

Prefeitura realiza mais de 1.300 testes de Hepatite em Bertioga

 

A Prefeitura de Bertioga realizou no último mês mais de 1.300 testes de detecção de Hepatites na população. As equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estiveram em vários locais da Cidade de grande circulação de pessoas, como a Praia da Enseada, supermercados e unidades de saúde. Foi a campanha “Julho Amarelo”, de prevenção à doença.

 

A diretora de Saúde Simone Papaiz explica que é importante detectar precocemente para tratar a doença com rapidez. “Os casos positivos tiveram imediatamente os tratamentos iniciados na UBS mais próxima da casa do paciente. É muito importante a prevenção, e é nisso que a Saúde Básica tem que voltar sua atenção”, diz.


HEPATITES


As hepatites B e C são doenças virais que atacam o fígado. As pessoas podem viver com o vírus por anos, sem perceber. As hepatites podem evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte.


Hepatite B: transmitida por relação sexual sem proteção ou contato com sangue contaminado. Geralmente, não apresenta sintomas, mas pode evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte. O diagnóstico e o tratamento são gratuitos pelo SUS. Existe vacina para a doença. São três doses para todos, independente da idade. Estão disponíveis nas unidades básicas de saúde da Cidade. 


Hepatite C: transmitida por contato com sangue contaminado (cirurgias, transfusão de sangue, tatuagem, piercing) ou relação sexual sem proteção. O teste para a Hepatite C é gratuito e disponível à população no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) - Rua Jorge Ferreira, 60, Centro.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo