Prefeitura fiscaliza ocupações

Parque Estadual da Restinga

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 20/09/2019

Prefeitura fiscaliza ocupações irregulares

 

Ações acontecem no Parque Estadual da Restinga de Bertioga

 

Equipes da Prefeitura de Bertioga participaram novamente de uma ação conjunta de fiscalização de ocupações irregulares na Zona de Amortecimento do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB). No local, foram demolidos quatro barracos construídos recentemente e apreendidos centenas de metros de cabos para ligações clandestinas de energia. No último dia 03 houve outra ação semelhante.

 

Além da Prefeitura de Bertioga, o trabalho integrado teve a participação da Fundação Florestal, Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade. A ação também contou com o apoio da Sabesp.

 

A Prefeitura tem realizado constantemente operações de fiscalização e derrubada de construções irregulares em áreas protegidas, obtendo resultados positivos, inclusive com uso de monitoramento por câmeras de vídeos em áreas embargadas.

 

A população também pode ajudar, denunciando ocupações e invasões irregulares pelo telefone do DOA (Departamento de Operações Ambientais): 13.3317-7073.

PERB

 

O Parque Estadual Restinga de Bertioga é uma área de 9.312,32 hectares. Em dezembro passado, foi aprovado o plano de manejo do PERB, que trouxe diretrizes para o uso do PERB, levando em conta três objetivos: conservação da natureza; uso público e educação ambiental, como lazer e turismo; e promoção de pesquisa cientifica. O documento dispõe sobre o regulamento da área de e como ela pode ser explorada para gerar renda, protegendo a biodiversidade e os recursos hídricos no Município.

 

Com isso, abriram-se caminhos para geração de renda e empregos na Cidade. Mais de 12 trilhas ecológicas do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB) já estão oficialmente abertas à visitação monitorada. Um avanço muito importante para a Cidade, que agora caminha para se tornar um dos principais destinos de ecoturismo do Estado.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo