Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Bertioga

A Questão Indígena

Fonte:

08/04 Segunda - 19:00horas

Território, Preservação e Pertença: a Questão Indígena

Lideranças indígenas nacionais compartilham suas amplas experiências e histórias, com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância da preservação dos territórios indígenas no país.

Vivem atualmente no Brasil mais de 305 etnias, as quais estabelecem relações variáveis, tendo em vista uma série de fatores históricos e culturais. Apesar de tal diversidade, há em comum entre todos esses povos, o território: elemento principal e indispensável para a existência e atualização de seus modos de ser e de bem-viver.

Tendo em vista o cenário atual e a urgência em debater a questão territorial da forma mais ampla possível, a Ação em Rede do Sesc Abril Indígena propõe, por meio de rodas de conversa, oficinas, apresentações e diversas manifestações culturais, abordar a luta política em que os diversos povos estão engajados, assim como evidenciar o protagonismo dos indígenas enquanto ativos cidadãos brasileiros, potentes defensores de direitos que visam construir uma sociedade mais equitativa e democrática.

Por aqui, contaremos com a presença de: 

Ailton Krenak, considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena no Brasil, participou da Assembleia Constituinte que produziu a atual Constituição Brasileira (1988), assegurando os direitos originários dos indígenas. É fundador da ONG Núcleo de Cultura Indígena, responsável por disseminar a cultura indígena. Em 2016, recebeu título honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde dá aulas de "Cultura e História dos Povos Indígenas" e "Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais".

Cristine Takuá, moradora da Aldeia Rio Silveiras no município de Bertioga, é filósofa e atuou no Núcleo de Educação Indígena da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Atualmente está na coordenação da Comissão Guarani Yvyrupa - CGY e é professora na Escola Estadual Indígena Txeru Ba'e Kua-I.

Carlos Papá Mirim também vive na Aldeia Rio Silveiras. É um líder e cineasta do povo Guarani Mbya, trabalhando há mais de 20 anos com produções audiovisuais, com o objetivo de fortalecer e valorizar a sua cultura por meio da realização de documentários, filmes e oficinas culturais para os jovens. Também atua como líder espiritual em sua comunidade e é Conselheiro do Instituto Maracá.

Espaço Cênico - Sesc.

(Foto: Cadú de Castro)


Comentários

Voltar ao Topo